9 Dicas para o Home Office em Tempos de Pandemia

22 de agosto de 2020Por WorkLife0

A necessidade do isolamento social diante da pandemia do novo coronavírus trouxe uma realidade que pegou muita gente de surpresa: trabalhar de casa, o conhecido home office.

Sem tempo para se preparar, e com uma mudança tão repentina, o desafio é criar um ambiente adequado para a convivência com a família e as tarefas do lar, conciliadas com as responsabilidades do escritório.

Computador, acesso à internet e reuniões virtuais. Tudo parece fluir bem ao longo dos dias. “Mas será que você está cuidando bem da postura, com alongamentos, pausas e mobiliário adequado?”. O questionamento é da fisioterapeuta e ergonomista Fabiana Raulino, coordenadora do curso de Segurança do Trabalho do SENAC e parceira do Brasil Medicina Ocupacional em treinamentos e metodologias para a implementação do tema em empresas, com foco na saúde dos colaboradores.

Mesmo que improvisado, um home office com as melhores condições possíveis e atenção aos hábitos que colocamos em prática contribui para a melhor qualidade de vida. “Ninguém sabe por quanto tempo irá precisar ficar em casa. A mesa, a cadeira e o jeito como você se senta ou se relaciona com a tecnologia faz toda a diferença para evitar problemas de saúde a curto e a longo prazo”, diz Fabiana.

Veja dicas da especialista para se preparar melhor no home office:                                        

 

 

 

Organização

Organizar-se também faz parte das preocupações com a saúde. Na rotina, inclua a atenção à postura ao se sentar e a necessidade de pausas e alongamentos como hábitos importantes.

Lembre-se sempre de se alongar, esticar e espreguiçar.

 

       

 

 

 

Mobiliário

Dê preferência às cadeiras com regulagem de altura e ajuste-a para que mantenha cerca de 90º de flexão de joelho.

Para obter a altura ideal do monitor você pode usar livros embaixo do equipamento. As fontes de luz precisam ser laterais para não ofuscar a vista nem causar reflexos na tela.

     

 

 

 

 

Prevenção

Digitar por muito tempo e no notebook pode incomodar. Sentir desconforto na região do antebraço, pescoço ou na região lombar são sinais de alerta.

Evite a automedicação.

                                          

 

 

 

 

 

Pausas e alongamento

Pare, faça intervalos, mude um pouco a sua posição. Levante, dê uma volta pela casa, converse com as pessoas que moram contigo.

Procure mudar a postura sempre que sentir algum cansaço visual ou desconforto no corpo para evitar dores.

 

                           

 

 

 

 

Uso do computador e notebook

Se possível, use o notebook com um teclado e um mouse separados. Na postura, procure apoiar a região lombar. Os olhos devem estar alinhados com a linha superior do monitor.

Evite ficar com o notebook no colo, principalmente no sofá.

 

                                                         

                                                                           

 

Postura

Mantenha os cotovelos na mesa. Evite que a cabeça fique pendendo para frente por longos períodos e procure sempre apoiar a região lombar.

Também evite sentar em cima das pernas, o que prejudica a coluna e gera inchaço e dores nos membros inferiores (coxa, perna e pé).

 

                           

 

 

 

 

Mensagens

Com a comunicação mais difícil em tempos de pandemia, faça acordos nos grupos de envio de mensagens para evitar que você se sobrecarregue ao precisar ler e responder a todo momento.

Cuidado com a postura ao ler e digitar.

 

                                

 

 

Atividade física

Sem poder sair para ir à academia, correr ou caminhar, o jeito é se adaptar. Alguns tutoriais rápidos podem ajudar.

Mas, atenção: busque fontes confiáveis, de profissionais da saúde, para dicas de alongamentos e fortalecimentos. Tome cuidado para não exagerar e se machucar.

 

 

 

 

 

 

Adapte-se

O termo já foi bem usado entre as demais dicas, mas vale o reforço. Não hesite em usar a almofada ou o puff para deixar a sua coluna um pouco mais confortável.

 

 

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